![Designbits Networks banner](http://cdn.sejalivre.org/uploads/2014/06/banner.gif)
A um tempo atrás a Adobe decidiu descontinuar o Flash para o Linux, e desde então algumas iniciativas tem sido tomadas para contornar isso.
O Google decidiu investir no Pepper: uma API (PPAPI) do Flash que foi desenvolvida inicialmente pela Adobe e hoje é mantida oficialmente pelo Google. Porém o Pepper está disponível apenas para Chrome/Chromium e seu código é lacrado a sete chaves pelo Google. E nessa brincadeira o Firefox havia ficado a merce de inciativas como o LightSpark e o Gnash, as quais ainda não mostraram tanta eficácia em ambientes de produção.
Apesar do advento do HTML5 e da quada vertiginosa do Flash, ainda há muito conteúdo na web em Flash e os usuários Linux (mais precisamente os usuários Linux que usam o Firefox) viam-se obrigados a usar uma versão do Flash Player totalmente obsoleta que havia sido “largada as traças” pela Adobe.
Tendo em vista este cenário, a Mozilla anunciou o Shumway: um processador de conteúdo Flash que usa HTML5. O código está disponível gratuitamente (e Livre) em repositórios específicos, e os mais aventureiros já podem tente seguir as instruções da página para usá-lo no Firefox. Não se sabe quando o projeto irá atingir maturidade para ser liberado nativamente com o browser da Mozilla, porém promete ser a “solução dos problemas com Flash” no Linux.
Com informações daqui